quarta-feira, 6 de maio de 2015

O Curso de Aprendiz de marinheiro - EAM



Confira informações sobre a escola de APRENDIZ DE MARINHEIRO da Marinha do Brasil


Aprendiz de marinheiro


    Muitos jovens quando estão na fase dos 15~17 anos já sonham com o seu futuro, vários após ver um desfile militar, alguma noticia na TV ou simplesmente por influência de alguém, decidem que querem ser Militar. Há quem quer ser soldado, correr com o fuzil na linha de frente, há quem queira ser piloto de caça e tem aqueles que sonham em trabalhar nos navios da Marinha do Brasil. 


    Na Marinha do Brasil, existem diversas formas de ingresso, tem através de concurso publico de nível superior (para quem já tem faculdade), tem vários concursos de nível médio técnico (para quem concluiu algum curso técnico) e há as duas portas de entradas mais tradicionais, a Escola Naval, escola que forma os futuros oficiais da Armada ou do Corpo de Fuzileiros Navais, ou a Escola de Aprendiz de Marinheiro, que forma a tripulação do navio, de Marinheiro a Sub-Oficial. 

Vamos tratar especificamente da Escola de Aprendiz de Marinheiro, a maior e mais acessível porta de entrada na Marinha do Brasil  : 

Aprendiz de Marinheiro: Escolas


Existem Atualmente 4 escolas de aprendiz, que abrem anualmente 2.200, são elas: 


  • Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará
  • Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo
  • Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco
  • Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina


    Elas formam o Marinheiro em diversas áreas, preparando-o para a vida no mar e em terra. O curso tem duração de 11 meses. O curso de Formação naval consta basicamente das seguintes disciplinas: Treinamento Físico-Militar; Armamento portátil e tiro; Organização da Marinha; Português, Física, Matemática, Eletricidade e Inglês; História Naval; Relações Humanas e Liderança;  Informática;  Primeiros Socorros;  Combate a Incêndio, entre outras de interesse militar-naval.

    Após a conclusão do curso, os Aprendizes são declarados Praças da Marinha do Brasil na graduação de Marinheiro. O salário de um Marinheiro é de R$1.491,00 mensais (valor referente a 2015), recebendo ainda décimo terceiro salário, adicional de férias e, quando devido, auxílio transporte. 

Aprendiz de Marinheiro: Carreira


    Após ser declarado Marinheiro, o militar será designado para servir em algum dos diversos meios navais da Marinha do Brasil, ele permanece lá por 1 ano e após esse ano será designado para uma organização em terra onde ficará por mais 1 ano. 

*Curso de formação


    Ainda na Escola, os futuros marinheiros realização um teste vocacional e serão classificados dentro de 3 ramos principais:  Mecânica, Eletricidade/Eletrônica ou Apoio.

Durante os 2 primeiros anos como Marinheiro, dentro do ramo vocacional em que foi classificado, deverá escolher uma especialidade que irá cursar, conforme a seguir. 

-Ramo Vocacional de Mecânica: Motores, Máquinas Navais, Caldeiras, Faroleiro, Artífice de Mecânica ou de Metalurgia, Carpinteiro, Armamento Naval e Aviação.
-Ramo Vocacional de Eletricidade/Eletrônica: Eletricidade, Eletrônica, Direção de Tiro, Comunicações Interiores, Comunicações Navais, Operador de Radar ou de Sonar, Hidrografia e Navegação, Armamento Naval e Aviação. 
-Ramo Vocacional de Apoio: Manobras e Reparos, Sinais, Educação Física, Escrevente, Paioleiro, Arrumador, Cozinheiro, Barbeiro e Enfermeiro

    Se for Voluntário, poderá escolher a especialidade de mergulho. Essa especialidade junto com a de educação física de aviação têm exames psicológico e médico especificas, e a de mergulho e educação física exame físico diferenciado.

    Esses cursos tem duração de 6 a 9 meses, ao final do curso serão promovidos a Cabo(Serão Cabos por cerca de 5 anos). O salário de Cabo é de cerca de R$1.950,00 mensais( valor em 2015).
*Em grande número das especialidades, os Cabos poderão voluntariar-se para ser submarinistas, ou seja, fazer parte das tripulações dos submarinos, com outras vantagens específicas, inclusive salariais.  

*Promoção a sargento e curso de aperfeiçoamento


    Apos 5 anos na graduação de Cabo, deverão realizar o curso de Habilitação a Sargento, que dura cerca de 2 meses. Serão promovidos a graduação de 3° Sargento e logo depois realizarão o curso de aperfeiçoamento com duração de 6 a 9 meses, tornando-se técnicos reconhecidos pelo MEC.
    -O Salário de um Terceiro-Sargento com o curso de aperfeiçoamento é de cerca de R$ 3.080,00 mensais (valor em 2015). 
Após 3° Sargento, será promovido a 2° Sargento, 1° Sargento e a Sub-Oficial em intervalos médios de 5 anos.

Está se preparando para a prova de Aprendiz de Marinheiro? Acesse o link a seguir para ter acesso a 500 questões de prova por apenas R$ 5,00

57 comentários:

  1. Boa noite, gostaria de saber qual a idade para ingressar na Escola Naval e se ganha alguma bolsa, se é só através de concurso pra quem não pode pagar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Adriana. A idade pra entrar na escola naval é de 18 a 22 anos. A entrada é somente através do concurso e quem passa recebe uma bolsa de ajuda de custo

      Excluir
    2. Boa tarde. Sou recruta da marinha aqui no RJ, teria alguma dica para mim nesse período de aprendizado? Estou muito ansioso e feliz com essa oportunidade.

      Excluir
    3. Boa Tarde Ronaldo, aproveita o momento de aprendizado, escute e aprenda mesmo com seus superiores e respeite eles, não tenta fazer as coisas pelo modo mais fácil e de qualquer maneira, faça da maneira correta e aprenda a ser assim

      Excluir
  2. As opções de cursos são essas Mecânica, Eletricidade/Eletrônica ou Apoio.
    Mais eu tenho curso técnico em informática em qual desses teria eu que escolher , ou não tem a área no qual eu procuro que é TI.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem dois concursos na marinha em que você pode entrar com esse técnico em informática. Concurso de admissão ao Corpo auxiliar de praças e Concurso para ingresso no quadro técnico do corpo auxiliar da marinha.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, tenho interesse em ingressar na marinha, em abril irei fazer a prova para fuzileiro naval, mas caso eu não consiga atingir as competências ainda sim gostaria de dar continuidade no meu objetivo, mas com intuito de ser fuzileiro naval, teria outro caminho?! Não sei si ingressando na escola de aprendiz de marinheiro eu conseguiria ser fuzileiro. Se puder esclarecer melhor essa dúvida fico agradecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HA dois caminhos apenas para ser fuzileiro, como soldado ou oficial. Como oficial é o concurso para a escola naval, como soldado é o concurso para o CFN. Como aprendiz não é possível ser fuzileiro, nesse caso o mais próximo seria a especialidade em armamento que tem algumas peculiaridades bem similares e ramificações possíveis dentro da carreira.

      Excluir
  5. Boa tarde, tenho interesse em ingressar na marinha, em abril irei fazer a prova para fuzileiro naval, mas caso eu não consiga atingir as competências ainda sim gostaria de dar continuidade no meu objetivo, mas com intuito de ser fuzileiro naval, teria outro caminho?! Não sei si ingressando na escola de aprendiz de marinheiro eu conseguiria ser fuzileiro. Se puder esclarecer melhor essa dúvida fico agradecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra ser fuzileiro somente fazendo o concurso para fuzileiro. Você pode fazer o concurso para soldado fuzileiro, entrar na Escola Naval e ser oficial fuzileiro, pode fazer concurso para engenheiro fuzileiro, tem várias entradas. Mas se você fizer aprendiz de marinheiro não poderá ser fuzileiro

      Excluir
  6. Boa noite, eu sou do RJ se eu fizer a prova e passar me disseram que vou ter q ir para outro estado, tendo isso em mente durante o treinamento o aprendiz fica em uma brigada ? ou poderia ficar em uma casa alugada ? ou casa de parentes ? e recebe algum salario durante os 11 meses de curso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem 4 escolas de aprendiz e todas são fora do Rj. Você fica em internato an escola durante a semana toda, ou seja, dorme lá, só pode sair final de semana, e durante o final de semana você pode dormir fora ou ficar no quartel, você escolhe. Durante o curso vocÊ recebe uma ajuda de custo sim.

      Excluir
  7. Ola boa tarde! Queria saber qual e o custo dos cursos da escolas de aprendiz de marinheiro. E tenho que fazer alguma prova pra entrar nessa escola e se tiver onde posso fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O único custo é o da inscrição para o concurso. Todo ano a marinha abre o concurso para ingresso nas escolas de aprendiz de marinheiro, as inscrições normalmente abrem em fevereiro e vão ate março, abraços.

      Excluir
  8. Ola boa tarde! Queria saber qual e o custo dos cursos da escolas de aprendiz de marinheiro. E tenho que fazer alguma prova pra entrar nessa escola e se tiver onde posso fazer.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite! Queria saber se as provas pra entrar na escola de aprendiz de marinheiro acontece em todos os estados do país!

    ResponderExcluir
  10. Boa noite! Queria saber se as provas pra entrar na escola de aprendiz de marinheiro acontece em todos os estados do país!

    ResponderExcluir
  11. Eu faço 18 anos no começo do ano que vem e gostaria de servi a marinha, queria saber se tem a possibilidade de frequenta se tiver algum colégio naval no RJ ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No RJ pra sua faixa etária existe a escola Naval, acesse (https://www1.mar.mil.br/en/). Caso queira ser aprendiz de marinheiro, você vai fazer a prova aqui no RJ mas o curso vai ser realizado em uma das 4 escolas que estão localizadas em outros estados

      Excluir
  12. olá boa tarde, gostaria de saber se para entrar na marinha precisa ter certificado de algum curso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra ser aprendiz de marinheiro precisa de certificado de ensino fundamental. Para outros meios de entrada da marinha é exigido outros cursos. No canto superior da página tem outros 2 posts falando sobre entrar na marinha, de uma olhada, abraços

      Excluir
  13. Ola eu tenho 19 anos, e gostaria de saber por onde começar para ingressar na marinha e seguir carreira ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aprendiz de Marinheiro vai abrir em fevereiro de 2017! Boa Sorte e Estude são 1340 vagas agora!

      Excluir
    2. Tem algumas dicas sobre as provar, para obter uma preparação melhor quantos as msms?

      Excluir
    3. Maxwell, você pode baixar provas anteriores no próprio site da marinha. Pode também procurar no google apostilas especificas pra prova de aprendiz, existe muito material disponível

      Excluir
  14. Para quem não mora nos estados onde ficam as Escolas Navais tem algum problema?

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Oi eu tenho 17 anos e quero entrar para a marinha qual são os procedimentos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De uma olhada (http://bizudemilitar.blogspot.com.br/2017/01/maneiras-de-entrar-na-marinha-do-brasil.html)

      Excluir
  17. ola boa noite
    meu nome e adriano
    quero ser marinheiro porem tenho 23 anos ainda posso entra na marinha
    como faço isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, você pode, de uma olhada nessa post e depois entre no link pro site da marinha que tem nela (http://bizudemilitar.blogspot.com.br/2017/01/maneiras-de-entrar-na-marinha-do-brasil.html)

      Excluir
  18. Meu nome é Beatriz Silva câmara e meu sonho é ser marinheira ... Eu tenho 14 Anos eu moro no rio grande do Norte cidade touros / RN Queria saber como é q se faz a prova da marinha? Meu sonho é ser marinheira ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Beatriz. De uma olhada nesse post (http://bizudemilitar.blogspot.com.br/2017/01/maneiras-de-entrar-na-marinha-do-brasil.html) pra você dar uma olhada nas portas de entrada, depois você entra no link que redireciona pro site da marinha pra você ter mais informações, Abraços

      Excluir
  19. Amigo tenho uma dúvida não moro perto das Escolas de Aprendizes de Marinheiro, após passar no concurso e todos os eventos complementares vou ter que ir por conta própria? E tambem ir pro Rio que é a fase de Adaptação por minha conta ou a Marinha disponibiliza transporte?

    ResponderExcluir
  20. Olá. Bom dia tenho 19 anos e queria saber quando serão abertos o concurso pra escola naval?

    Desde já grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo ano o concurso abre pra inscrição em fevereiro e va iate março. Abraços!

      Excluir
  21. Olá, eu tenho 25 anos se eu fizer o concurso e passar na prova, eu posso entrar? 🤔😥😓 Ou Decidi muito tarde,😓

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ser da marinha você ainda pode, existem diversas portas de entrada. Veja aqui ((http://bizudemilitar.blogspot.com.br/2017/01/maneiras-de-entrar-na-marinha-do-brasil.html)) todas

      Excluir
  22. Boa noite;
    Pode completar 23 anos durante o curso de aprendiz, dentro da escola? E no ato da inscrição você tenho 22 anos é valido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Mateus.

      Pode sim, o edital diz somente que deve ter a idade máxima permitida até a data de matricula no curso

      Excluir
  23. ja sou da marinha, porem faco 23 esse ano, posso prestar concurso da eam, sou fuzileiro.

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde , eu tenho 21 anos, faço aniversário em 20 de janeiro. Vou fazer a prova de 2018. Será que vou poder fazer a prova de 2019? Farei 22 anos em 20 de janeiro de 2019!

    ResponderExcluir
  25. Boa noite!
    Gostaria de saber se vocês fazem concurso público pelo RJ? Tenho 15 anos e gostaria de terminar meus estudo dentro da marinha e se tudo der certo ser fuzileira!

    ResponderExcluir
  26. passando no curso de aprendiz de marinheiro,quando eu chegar a cabo eu vo pode fazer o curso do grumec

    ResponderExcluir
  27. Tenho 23 anos gostaria de entrar na marinha será que é possível

    ResponderExcluir
  28. Olá um medico da mb, o qual é primeiro tenente, poderá realizar o curso do GRUMEC?

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde!
    Gostaria de saber quais são os conteúdos para estudar para prova

    ResponderExcluir
  30. Vai no site da marinha e procura o concurso que deseja e lá tem essas informações

    ResponderExcluir